terça-feira, 4 de março de 2014

Bons Costumes? Porque??

Quando as igrejas pentecostais entraram no Brasil no começo do século vinte a sociedade de então, era extremamente conservadora, por isso a Igreja precisava ser mais conservadora ainda. Pois em um País em que um catolicismo supersticioso e eivado de preconceitos reinava Acima do bem e do mal , instilando o ódio contra qualquer tipo de manifestação religiosa , mas principalmente contra os evangélicos , pois os mesmos eram de índole pacífica e não revidavam as agressões ( Que foram muitas ; com templos apedrejados ,crentes agredidos ,caluniados , etc. A história é fartamente documentada , não é necessário detalhar.) então facilmente qualquer boato poderia ser propagado contra os mesmos , a única saída era ter uma vida acima de qualquer suspeita sendo um exemplo dentro da sociedade da época, em toda forma de viver , e isto incluía assumir todos os bons costumes sociais da época que não contrariassem a revelação bíblica.

Com essa estratégia de ação estabelecida sabiamente pela liderança de então , a Igreja foi penetrando na sociedade  progressivamente,  até chegar a expressividade que é hoje dentro da sociedade brasileira. Porém os tempos mudaram e a sociedade evoluiu , modernizou-se e já não é tão conservadora nos costumes. Essa mudança é natural na sociedade , porém esta novasituação social abriu uma crise no meio evangélico , cujos líderes não souberam e não estão sabendo como lidar com ela. Porque aquilo que no princípio era uma questão de sobrevivência e uma estratégia de ação foi  considerada a partir de então como marcas de santidade pessoal e recebida como uma condição, sine qua non, para se entrar no céu , o que ocasionou um desequilíbrio na interpretação teológica em que se fundamenta a salvação pelo menos no meio do povo leigo da igreja.


 Quando eu digo : ``Povo leigo ´´, quero dizer aqueles que não fazem parte do ministério, ou seja ,da liderança. Outrossim, a liderança daquela época não tinha formação teológica  e nem universitária, e isso aconteceu porque`` Samuel Nystron e as demais lideranças nordestinas eram contra a formação teológica em seminários´´( Entrevista com o presbítero Gedeon Freire De Alencar,em : http://pentecostalismo.wordpress.com ). Por isso as lideranças das Assembléias de Deus eram avessas ao estudo teológico formal, eu mesmo tive um pastor na década de 70 , o pastor Bezerra , que sempre dizia, que estudou teologia escondido pois isso era considerado uma coisa errada, foi somente em 1979 que o pr. Bernhard Johnson fundou a EETAD , Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus , com sede em Campinas SP. No mesmo ano a Assembléia de Deus do Belenzinho abriu a FAESP, Faculdade Evangélica de São Paulo , que no começo se chamava Escola Bíblica Permanente,  mas as lideranças já não tinham uma visão teológica unificada , cada um se virava como podia, e isso desaguou em um tipo de individualismo teológico geral , onde cada um tem uma interpretação particular.

Eu mesmo em congregações que passei durante a minha vida tenho ouvido versões diferentes para uma mesma doutrina e conversando com diversos pastores pude perceber que a visão teológica de um para outro é na maioria das vezes totalmente diferente, isto se refletiu no ensinamento doutrinário para a Igreja. Esta situação produziu um fenômeno em que cada congregação seja grande, média ou pequena sejam doutrinariamente diferentes no que se refere aos usos e costumes , geralmente as grandes são mais liberais , as médias são em parte liberais e em parte conservadoras e as pequenas são conservadoras e isto é uma constatação prática não é necessário um estudo para isso pode ser verificado in loco , então cada Igreja vai ter o perfil do seu dirigente. 

Não existe uma diretriz  padrão na prática, mas por incrível que pareça ela existe apenas na teoria. O presbítero Gedeon Freire De Alencar da Igreja Assembléia de Deus Betesda de São Paulo em sua entrevista citada no link acima diz que o problema da liberalização dos costumes tem a ver com questões econômicas, pois só nas igrejas das periferias existe o conservadorismo nos costumes pois a partir do momento em que existe um aburguesamento da igreja na classe média para cima ninguém segura mais, a doutrina. Então pelo que podemos ver só os pobres são conservadores.





 Tudo isso que eu tenho mostrado até aqui é apenas uma análise geral do que aconteceu e está acontecendo hoje. A questão é: Onde está o ponto de equilíbrio? Ele deve estar no que Deus disse para Josué em Jos. 1. 7 , ``Não te desvie nem para a direita nem para a esquerda...´´, como podemos ver o ponto certo está no centro , em épocas passadas havia muito exagero ,porém a Igreja era mais formatada, pelo menos se sabia quem era crente e quem não era ; hoje a não ser em raríssimas exceções isso já não é mais possível , no passado os evangélicos históricos diziam que , a salvação não dependia de usos e costumes então isso era uma doutrina totalmente irrelevante e também que as pessoas que guardavam esses costumes na sua grande maioria eram hipócritas pois se preocupavam com o exterior , enquanto que eles que não se preocupavam com o exterior eram verdadeiros por dentro.

 Hoje os próprios pastores pentecostais estão usando este mesmo argumento surrado, para justificar a suas inclinações para o liberalismo exacerbado que se vê nas igrejas pentecostais. E isso hoje está chegando a tal ponto que os próprios evangélicos históricos estão se sentindo conservadores. Agora uma coisa que eu nunca entendi é porque esta ojeriza pelos bons costumes conservadores assumidos pela Igreja, como se a Igreja não tivesse o direito de estabelecer normas para aqueles que voluntariamente,  quisessem fazer parte do seu rol de membros.
 Interpretando isso , que é uma atribuição justa e honesta , como se fosse uma ingerência nas vidas das pessoas; ora todos nós sabemos que qualquer pessoa que faça parte de um clube ou uma agremiação secular precisa concordar com as normas e regras que existem em todas elas e ninguém acha isso uma ingerência na sua vida particular, porque então essa intolerância e preconceito com a Igreja ?   Partindo desse princípio vamos desmontar esses dois argumentos surrados:
1.            Que aqueles que andam de uma forma conservadora são hipócritas e fariseus.
Em primeiro lugar, uma das piores formas de preconceito tendencioso e ignorante é generalizar uma comunidade inteira pelo comportamento de alguns, em todos os segmentos sociais existem pessoas boas e sinceras que felizmente são a maioria mas, também tem uma minoria que é falsa e hipócrita , por isso temos que julgar pela reta justiça e não segundo o que achamos.
   2.  Que aqueles que andam de forma liberal conforme o curso deste mundo são sinceros e fiéis.
Este argumento surrado e persistente é semelhante ao primeiro em que se toma a parte pelo todo, ora em todos os segmentos sociais não existe esta uniformidade e quem tenta forçar esta interpretação é no mínimo desonesto.
Agora vamos analisar as implicações dessas coisas: Quando uma pessoa recebe ao Senhor Jesus Cristo como Salvador, ele torna-se filho de Deus Jo. 1. 12 ,e ao mesmo tempo torna-se uma nova criatura II Cor. 5. 17. Nessa nova ordem de criaturas, a principal característica é a disposição para a obediência, I Ped. 1. 2 , então quando uma pessoa verdadeiramente está nesse nível espiritual a sua disposição para a obediência é uma coisa muito natural, porém quando uma pessoa que aparentemente é convertido já começa a ser contradizente em relação as normas doutrinárias da Igreja é bem provável que o mesmo nunca teve um encontro com o Salvador.
Em um caso como esse o pastor que é verdadeiramente um pastor nunca irá mudar a doutrina para agradar uma velha criatura mas fará todo o possível que aquela velha criatura seja transformada em uma nova criatura.
Por outro lado se a doutrina não tiver um foco bíblico e bem claro nos seus objetivos ela pode tornar-se incômoda e sem sentido, por exemplo há uma igreja pentecostal , que não permite que os seus membros masculinos usem calças jeans, que segundo o seu líder é pecado ... , este é um tipo de doutrina que não tem uma objetividade bíblica, tendo apenas sentido na mente do seu originador, por isso mesmo totalmente subjetiva.
 Agora vamos analisar outro tipo clássico de doutrina: Porque a Igreja proíbe a bebida alcoólica? Em primeiro lugar o apóstolo Paulo diz taxativamente em ICor. 6.12, que todas as coisas são lícitas ao cristão, mas... nem todas nos convém..., então ser lícito é uma coisa; ser conveniente é outra bem diferente. No caso da bebida tem um agravante muito sério, nas igrejas tem pessoas que são oriundas do alcoolismo, se as mesmas tiverem qualquer contato com a bebida novamente não poderão controlar o condicionamento químico e psicológico que a bebida lhe impôs por muitos anos , então a sua segurança depende de os mesmos ficarem longe da bebida pelo resto das suas vidas. Então como lidar com isso na Igreja, pois na mesma também tem pessoas que nunca tiveram problemas com a bebida, porque punir essas pessoas de tomar o seu aperitivo ou o seu vinho?
 O que ocorre é que a Igreja então estabelece uma Aliança com todos os seus membros em que os que nunca tiveram problemas com bebidas abrem mão do seu direito de beber para que com seu exemplo os mais fracos sejam fortalecidos e protegidos e então não sejam destruídos, uma vez que é estabelecida uma Aliança e todos concordam, Ela não pode mais ser quebrada sob pena de punição, então esta doutrina foi baseada no amor pelos mais fracos e a renúncia dos mais fortes foi voluntária e também baseada no amor . Isso significa que a Igreja não proíbe os seus membros de beber, mas a Aliança sim.
 Posto isso podemos concluir que toda a doutrina da Igreja deve ter esse objetivo e os pastores deveriam ter a capacidade de explicar ao povo o porque de cada doutrina se isso estivesse sendo feito o povo consciente do valor da Aliança estariam prontos para obedecer alegremente . Mas infelizmente o que vemos são líderes que só sabem dizer que é pecado isso e aquilo e não conseguem passar credibilidade ao povo. O ensinamento doutrinário é uma coisa linda e sublime quando feita por alguém que tem esse dom, o que hoje é uma coisa muito rara, infelizmente.
Com amor em Cristo
VeredariuS

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