Quando Jesus Cristo ascendeu aos céus ,
deixou um pequeno grupo de discípulos para iniciar o árduo trabalho de
implantar a Igreja aqui na terra através da pregação do Evangelho. Sem recursos
e sem organização; mas enviou-lhes o Espírito Santo como Orientador ,Guia e
Consolador nas grandes dificuldades que essa obra traria. Arrostando as maiores
dificuldades e sofrimentos os discípulos saíram pelo mundo levando a Mensagem
de Salvação. E através dos séculos essa obra foi avançando pelas nações com
muito sofrimento e sangue derramado chegando finalmente ao nosso tempo . Hoje a
Igreja tornou-se popular em todos países livres ainda que existam muitas
resistências nos países formados por ditaduras de direita ou de esquerda ,
islâmicos , hinduístas, budistas, etc. , mas aqui no Brasil , a dificuldade
inicial no começo do século 20 , onde o catolicismo tentou parar a Igreja com
muitas perseguições principalmente no Nordeste , em Minas Gerais ,manipulando o
povo e direcionando o mesmo contra os evangélicos , onde igrejas foram
apedrejadas , crentes apanhavam se tivessem a coragem de andar com a Bíblia nas
mãos e pessoas que se convertiam eram expulsas de suas famílias completamente
deserdadas e isso com a anuência e orientação dos seus líderes religiosos os
padres e os bispos católicos.
Alguns Exemplos
Ceará – Mirim : O missionário Joel Carlson , que trabalhava em Pernambuco, visitou Ceará- Mirim em 1919. Nessa ocasião , aceitaram Cristo como Salvador as seguintes pessoas:José Fandim e família, Luiz Jacinto e família, Júlia Matias de Araújo, Cirilo Renovato e esposa; Manoel Leão e esposa e a jovem Maria Divina Araújo. Essas pessoas eram muito conhecidas e, por isso , foram vítimas de uma campanha difamatória , dirigida pelo vigário local Padre Pedro Paulino e seus paroquianos. Em março de 1920 , José Morais visitou Ceará-Mirim e a notícia de sua chegada espalhou-se pelas redondezas, despertando nova campanha contra os protestantes. Mesmo assim foram batizados nas águas : Manoel Leão , Cecília Leão, Manoel Sátiro de Oliveira , Severino Cunha e Maria Divina de Araújo, fato que levou os inimigos do Evangelho a se enfurecerem e a perseguirem os novos convertidos e a todos que se unissem a eles. A situação chegou a ponto de promoverem uma procissão de desagravo, tendo à frente o referido padre. Isso aconteceu no dia 21 de março de 1920.
Entretanto , ocorreu o que ninguém esperava : o movimento de ataque aos evangélicos transformou-se em triunfo para a causa , confundindo os perseguidores. Assim se expressou o pastor Morais : “ O padre convidou o povo para, no domingo 21 de março, fazer uma procissão até a casa de cultos , na frente da qual levantariam uma cruz . Era voz corrente que o povo estava exaltado e sedento de vingança : só se falava em revolução contra os evangélicos. Nós ,porém, estávamos confiantes nas promessas do Senhor e orávamos continuamente de joelhos. Naquele dia às 13 horas da tarde , o sino começou a tocar , confirmando o início do ataque . Formou-se a procissão , tendo a frente o pároco , uma cruz e diversas bandeiras. O ajuntamento dirigiu-se à congregação da Assembléia de Deus . Nós os evangélicos ficamos de fora da casa, sem qualquer receio; nossos corações estavam cheios de alegria e do poder de Deus , em razão do conhecimento da graça e da salvação. A procissão parou em frente ao templo, e o padre perguntou quem era o ministro do evangelho. Quando me apresentei , aconteceu o que ninguém esperava : ele me abraçou na presença do povo , chamou-me de irmão , e ao mesmo tempo declarava que Jesus era o único Salvador , citando as Escrituras , como se fosse evangélico. Deu-me oportunidade de falar ao povo . Nunca senti tanto o poder de Deus como naquele momento . transmiti à multidão a mensagem do Evangelho. No término , o padre tornou a abraçar-me ,enquanto os evangélicos glorificavam a Deus e a multidão se dispersava”. ( ¹ )
A Igreja em Ceará-Mirim entrou num período de progresso que lhe permitiu a penetração noutras cidades. Porém o mesmo padre que se deteve no primeiro encontro com os evangélicos , reiniciou a perseguição , não só em Ceará-Mirim , mas em toda a circunvizinhança. Em Itapassaroca a perseguição foi cruel , mas o povo de Deus não recuou. Nesse lugar o jovem Antonio Torres Galvão tornou-se um verdadeiro defensor da causa. Mais tarde transferiu-se para Recife ,onde chegou a ser Deputado Estadual e Governador do Estado. Prestaram serviços à Igreja em Ceará-Mirim: Ursulino Costa , Napoleão de Oliveira, Luiz Higino de Souza e José Amador de oliveira. Em 1930 inaugurou-se o templo daquela cidade . Não podendo obstruir a construção , o padre quis impedir a inauguração , ameaçando destruir tudo e todos . Os evangélicos recorreram ao Governador do Estado dr. Juvenal Lamartine , que deu todo o apoio e proteção , não só para inaugurar o templo como também para pregar o Evangelho.
São João Del Rei: A Assembléia de Deus nessa histórica cidade , berço de Tiradentes, o precursor da independência, foi fundada em 1939 , como congregação da AD em Lavras, tendo sido seu pioneiro , Hilário José Ferreira , que ali lançou a boa semente. Muitas foram as lutas e as dificuldades ; havia um ambiente antievangélico e os crentes recebiam vaias e até ameaças de morte. Nesse tempo , o dentista da cidade , José Nascimento, converteu-se , franqueando sua residência para realização dos cultos. Sebastião Caetano , um homem conhecido e famoso pelas músicas que compunha , também entregou-se à Jesus e cedeu sua casa para as reuniões evangélicas , realizadas semanalmente. Em abril de 1961 , a AD da cidade do alferes alcançou uma grande vitória , ao inaugurar o seu primeiro templo para abrigar o número sempre crescente dos que criam e eram batizados com o Espírito Santo. ( ² )
Araranguá: Em poucas
cidades de Santa Catarina a Assembléia de Deus sofreu perseguição como em
Araranguá , nas localidades de Guarajuava e Jacinto Machado. Certa noite, na
primeira vila , elementos protegidos e instruídos pelo padre local tentaram
incendiar o templo. Uma evangélica que morava perto , logo que viu o fogo
apressou-se em apagá-lo , impedindo que a casa fosse destruída. Os incendiários
começaram a intimidá-la , dando tiros para o alto, mas ela não se
assustou, continuando à jogar água no fogo até apagá-lo. Era tal a sua
disposição e alegria que o Senhor a batizou com o Espírito Santo e ela começou
a louvar a Deus em línguas estranhas , fazendo com que os inimigos fugissem
espavoridos. Em Jacinto Machado , o padre chefiou um grupo de desordeiros , que
se dispuseram a castigar os evangélicos com chicotes de couro. Entretanto
ouvindo o padre uma mensagem que denunciava o castigo que viria sobre ele , em
sua própria língua ( italiano ) , recuou e desistiu do seu intento. Certo dia ,
o Inspetor do Quarteirão e o diretor de uma escola primária expulsaram 21
filhos dos evangélicos . Quando este fato chegou ao conhecimento do Juiz
de Direito, o mesmo tomou providências e advertiu aos infratores que a cadeia
os esperava, se o incidente se repetisse. ( ³ )
Esses exemplos mostrados aqui são muito
pouco em relação aos que ocorreram com a entrada do Evangelho aqui no Brasil.
Mas a Igreja desse tempo tinha uma fé pura e robusta na Palavra de Deus e
Pastores vocacionados verdadeiramente por Deus, que se entregavam de corpo e
alma pela obra estando juntos com o povo em todos os momentos , a perseguição
romanista perdurou até bem pouco tempo atrás. Mas com o crescimento da
Igreja e o esclarecimento do povo brasileiro, a Igreja se impôs em todos os
lugares e o catolicismo teve de mudar de estratégia, pois nunca aceitou nem
aceitará o verdadeiro Evangelho que denuncia as suas idolatrias e superstições,
levando as pessoas para a perdição eterna. O catolicismo nunca será diferente
em sua índole , o que o diferencia é apenas a sua capacidade de adaptar-se de
acordo com a situação do momento. No passado quando tinha o
poder político nas mãos usava a violência para impor a sua idolatria a ferro e
a fogo , a inquisição assassinou milhões de pessoas com as torturas mais
diabólicas que uma mente psicopata pode imaginar. Os judeus ,
protestantes e intelectuais eram estripados ou tinham as suas peles arrancadas,
tinham os seus ossos esmagados eram cozinhados vivos em óleo fervente ou então
queimados vivos em fogueiras .
Quem quiser saber até onde ia a crueldade assassina dessa “igreja” é só pesquisar a História da inquisição, que aí está fartamente documentada. Hoje a sua estratégia é o ecumenismo dando acenos blandiciosos aos evangélicos basbaques que ficam impressionados com a sua postura cordial nesses dias de “aggiornamento religioso”, e apresentam ainda o rosto simpático dos “padres cantores” e “animadores de auditório” , os quais até gravam hinos evangélicos, e em contra partida há muitos evangélicos, que cantam as suas músicas nas suas igrejas. Agora propagam a Bíblia ( adulterada – só texto crítico ) , mas até pouco tempo atrás perseguia quem ousasse possuir uma em sua casa. O meu avô mesmo tinha uma Bíblia na sua casa, em Afogados da Ingazeira –PE , na década de 1930 ,totalmente escondida do padre local , senão o mesmo ia até lá e a confiscava, pois não era permitido pela “igreja possuí-la” ; hoje o clero romano esta se associando as sociedades bíblicas para “produzirem Bíblias para o povo” , que mudança!!! E muitos evangélicos incautos ainda caem nessa vigarice , e o pior que não é o povo evangélico mas os seus líderes simplórios que acham que sabem tudo, não sabendo nada.
Apesar dos pesares, a Igreja evangélica prosperou e atravessando inúmeras barreiras se impôs na sociedade chegando ao século 21 , com a expressiva marca de 42,3 milhões de evangélicos. O número de evangélicos no Brasil aumentou 61,45 % em 10 anos , segundo os dados do IBGE de 29/06/2012. Em 2000 eram cerca de 26,2 milhões ou 15,4 % da população . Em 2010 , eles passaram a ser 42,3 milhões , ou 22,2 % dos brasileiros . Em 1991 o percentual de evangélicos foi de 9 % , enquanto que em 1980 eram apenas 6,6 % . Numa análise geral , a maioria das pessoas que deixam a igreja católica torna-se evangélica , por considerar a linguagem urbana simplificada das pregações das igrejas; dentre as quais , a que mais cresceu foi a Assembléia de Deus . No período de 2000 a 2010 , a Assembléia de Deus passou de 8,4 milhões para 12.3 milhões de seguidores. Devido a esse crescimento extraordinário tornou-se um mercado consumidor respeitável, e no rastro do mesmo muitas empresas do mundo secular, cortejam-no avidamente. Nesse ranking de numerolatria , as igrejas que mais se destacam , são:
1º) Assembléia de Deus 12.314.410 pessoas
2º)
Batista
3.723.853 pessoas
3º) Cristã do
Brasil
2.289.634
pessoas
4º) Universal do Reino de
Deus
1.873.243 pessoas
5º) Evangelho
Quadrangular
1.808.389 pessoas
6º)
Adventista
1.561.071
pessoas
7º)
Luterana
999.498 pessoas
8º)
Presbiteriana
921.209 pessoas
9º) Deus é
Amor
845.383
pessoas
10º)
Maranata
356.021 pessoas
Como podemos ver em um país como o
Brasil, e com o começo difícil que foi, é um crescimento extraordinário, porém
nem tudo nesse crescimento foi benéfico para a igreja . Com o
crescimento veio o retorno financeiro e a influência política, junto com todos
os benefícios que isto proporciona, ou seja , cargos bem remunerados
,privilégios no meio do povo influência política , possibilidade de
colocar a família em posições de relevância ,viagens pagas com o erário
eclesiástico além de hotéis de luxo ,restaurantes caros e vai por ai a fora. Embora
a aparência e as palavras desses líderes, sejam de uma humildade pegajosa , a
realidade infelizmente é bem outra . Já é notório pela
psicologia e também na sociologia que o poder , seja ele, político,financeiro
ou militar enfeixado em poucas mãos torna-se altamente corrosivo ao caráter
humano , no mundo espiritual o único poder, que se comprova, plenamente
saudável para o caráter humano é indiscutivelmente, o poder de Deus.
Os líderes evangélicos cometeram o erro fatal de manipular o poder político e financeiro da Igreja “aparte” da Igreja, ou seja , as decisões que deveriam ser tomadas para o pleno funcionamento da Igreja deveriam ser tomadas “congregacionalmente”, ao invés disso , formaram um grupo separado , chamado “Ministério”, que supostamente representava toda a Igreja, e além disso, esse grupo ficou refém de um só líder , chamado “pastor presidente” , de quem jamais poderiam divergir sob pena de perder todos os “benefícios”o que resultou no poder de um “homem só”. Esse “poder” trouxe e continua trazendo prejuízos enormes para a Igreja do Senhor. Os resultados dessa política nós estamos vendo hoje, onde pastores que eram homens simples , muitas vezes com pouco estudo , quando se viram com grandes poderes nas suas mãos perderam a simplicidade . Então começaram a se preocupar em ter uma formação universitária e alguns sem ter nem o segundo grau completo para poder entrar na faculdade, mais rápido, entraram pelo atalho escuro do “jeitinho brasileiro” comprando diplomas falsos , como qualquer ímpio, que não tem o temor de Deus. Isso que eu estou falando sem citar nomes , está nas redes sociais para quem quiser ver. Também desvios de dinheiro do caixa da Igreja para benefício próprio ou de familiares , Está na Mídia para quem quiser ver , líderes com coleções de carros de luxo , haras com cavalos de raça , fazendas com milhares de cabeças de gado, estações de rádio e TV , gravadoras, editoras, livrarias, mansões com piscinas , apartamentos luxuosos, etc. e tal.
Tudo está na Mídia não estou falando sem conhecimento. Infelizmente os escândalos pipocam todos os dias, ainda agora quando estava escrevendo este artigo saiu na Mídia que o pastor Ivan Pereira Bastos , eleito tesoureiro da CGADB durante a última Assembléia Geral Ordinária realizada no ano passado (2013 ) , em Brasília , não conseguiu assumir o mandato, o qual lhe foi conferido por votação legal e juridicamente correta conforme as Leis desse País, desrespeitadas pelos líderes da CGADB ligados politicamente ao presidente da CGADB há 26 anos no poder, as custas de mudar imoralmente o estatuto em benefício próprio , não quero lhe mencionar o nome mas todos sabem de quem infelizmente eu estou falando. Não conseguindo assumir levou o caso à justiça que lhe deu ganho de causa, com os documentos nas mãos, retornou para assumir o seu legítimo cargo ,onde para espanto geral foi impedido novamente pelos líderes ( não quero dizer pastores , pois esses são apenas políticos de estatura moral apequenada ) , da CGADB, que não respeitaram as Leis do País dando um testemunho péssimo de desobediência civil. Meu Deus a que ponto chegamos, onde aqueles que deveriam ser o exemplo dos fiéis, se tornaram semelhantes a um bando de mafiosos. Foi necessário chamar a polícia ,mas nem isso resolveu o problema, indo todos parar na delegacia!!!
Essas coisas são apenas acontecimentos na área da administração política , porém na área da administração espiritual não está muito diferente , um ensino deficiente de pouca profundidade sem muito conteúdo uma visão apequenada do reino de Deus , não conseguem ver a importância do Reino de Deus, preocupam-se em demasia com estruturas materiais e não com o mundo espiritual ,gastam o dinheiro da Igreja em templos gigantescos em vez de o investirem na obra missionária . Quando um missionário aparece com dificuldades é preciso tirar ofertas a toque de caixa , pois a Igreja nunca tem saldo para ajudá-los , por outro lado o povo sem um pastor de tempo integral sofre as consequências dessa situação , pois os pastores que deveriam estar cuidando do rebanho de Deus, estão alhures , fazendo tarefas extra-rebanho , sem se preocupar com as ovelhinhas feridas, caídas a beira do caminho , perdidas pelos desvãos do caminho, sem orientação segura de quem deveria estar na frente do rebanho ,mas como se diz hoje no jargão popular gospel “ são líderes e não pastores” um líder tem a ver com programas mas um pastor tem a ver com pessoas ; um líder tem a ver com o crescimento da Igreja ( instituição ) , um pastor tem a ver com o crescimento das pessoas a estatura perfeita de Cristo; um líder sacrifica as ovelhas em benefício de uma causa ; um pastor se sacrifica em favor das ovelhas.
Sem uma interação entre o pastor e as ovelhas, as pessoas perdem a identificação com a congregação local, e com isso a lealdade ,isso redunda em rotatividade e também em abertura de novas igrejas . Porém estas novas igrejas que deveriam ser a renovação espiritual do povo , são na maioria das vezes abertas por pessoas que a princípio tem boas intenções, e também são arrojadas , mas não tem o preparo adequado, e tornam a cair na mesma armadilha que tentaram escapar de onde saíram anteriormente. Tudo isso porque os “líderes” não estão fazendo a Obra de Deus como Ela deveria estar sendo feita, ou seja, não levam à sério o Ministério da Palavra e da Oração, não levam à sério o cuidado das ovelhas do Senhor, vivem como se o Senhor fosse voltar daqui a cem anos . A única preocupação que consigo detectar nos mesmos, é se justificar chorosamente diante da Igreja, mostrando o que estão fazendo ali e acolá, as vezes com argumentos tão piegas, que que nos causa espécie de tão gastos que são. Só não dizem o que estão fazendo “aquí “ ,pois isso todo mundo já sabe. Algumas pessoas tem me dito : “ irmão você está sendo duro demais com nossos líderes , talvez você deveria ser mais compreensivo”. Amados ,em Cristo Jesus , não é o caso de ser duro ou crítico demais, isso seria apenas hipocrisia , seria como se eu pensasse: bem como eu não sou “líder” , então vamos criticar todo mundo!!! Não, de maneira nenhuma, se todos só elogiarem quem vai se preocupar com a qualidade da edificação do Reino de Deus , agora a verdade é que nesse meio “de interêsses pessoais” existem verdadeiros homens de Deus gemendo e chorando, fazendo o que podem e o que não podem pelo Senhor e a sua Igreja . Muitos desses não são reconhecidos pelos seus superiores pois na sua humildade não são propagandistas de si próprios, sofrem calados pela Igreja do Senhor , são preciosos a Deus . Meu pai de saudosa memória foi um desses, após trinta anos de pastorado onde cuidou da Igreja do Senhor com muito desvelo e carinho , já no fim da vida doente foi praticamente abandonado pelo “Ministério”, e isso foi causa de muita tristeza para ele.
Eu vi isso e continuo a ver isso acontecer, pessoas que cuidaram da Igreja por muitos anos , só porque não fizeram parte do “grande Ministério” são esquecidos inexoravelmente no fim da sua existência, quando estão fracos e doentes. Quando mais novo eu fui professor de Escola Dominical, e isso aconteceu com um amado irmão, e eu tive a “ousadia” de falar sobre isso durante a aula, alguém muito rapidamente foi e contou para o pastor da época ,pasmem os irmãos , no mesmo dia sem sequer me consultar, ele me defenestrou do cargo de professor, assim é que funciona infelizmente, as regras denominacionais na minha Igreja, a Assembléia de Deus, não sei as outras mas eu acho que isso é geral, Assim como os políticos seculares , quando sobem para níveis mais elevados, não aceitam críticas pois não sabem lidar com as mesmas. Assim se alguém quiser subir nesses meios, tem que abdicar da sua personalidade e concordar com tudo; mas tudo, mesmo, senão... , a aparência de humildade que vemos nos púlpitos desses grandes líderes é apenas para o público ver, mas eu sei como é nos bastidores, ai de quem incorrer no desagrado desses líderes, mas continuo dizendo : Há algumas honrosas exceções.
Com esses exemplos que aqui mostramos e sem um preparo adequado para essas novas gerações de pastores, eu penso que a situação tende a piorar, pois eu acredito que um curso de teologia não tem condições de preparar ninguém, para o exercício pastoral correto. Ademais a teologia não deveria ser ensinada, apenas para um grupo que possa pagar por isso , mas deveria ser franqueada para toda a Igreja, com todas as suas prerrogativas , pois não é para isso a arrecadação dos dízimos e das ofertas servem? Hoje nós estamos assistindo uma mentalidade mercantilista na Igreja , isto é , faz-se um evento para adolescentes ,tem de pagar. Faz-se um evento para a mocidade , tem de pagar. Faz-se um evento para casais ,tem de pagar. Que maravilha! E os pobres sem recursos como fazem??? Não tem problema , eles não precisam disso, afinal de contas não entenderiam nada mesmo!!! A preparação para uma liderança apascentadora tem que ser desde o dia em que a pessoa põe o pé na Igreja. E isso deve ser feito com conteúdo Escriturístico e com exemplos, sem faltar treinamento na Obra de Deus diariamente . Mas o que é que vemos hoje : O Culto não é mais da Igreja mas foi encampado pela liderança ; eles começam , oram ,dão avisos ,pedem os hinos ,pregam ,exortam, fazem a oração final ; ou seja a Igreja só funciona como espectadora, não tem mais o direito de dar um testemunho , pregar , cantar , nada e depois eles ( Ministério) dizem, para justificar essa situação: Meus irmãos, nós não damos oportunidades no culto público; é para que haja mais qualidade no culto... ( isto quer dizer , que só os líderes profissionais tem o direito pois são mais preparados ??? ) Ao meu ver eles não leram, I Corintios 14.26, que diz : " Que fareis pois irmãos? Quando vos ajuntais , cada um de vós tem salmo, tem doutrina, ,tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação." Paulo, aqui, está falando para a Igreja , não para um "ministério" , então os "líderes" estão ali; não para se apoderarem das manifestações cúlticas , mas como bons mordomos , distribuí-las para a Igreja ; mesmo porque a Igreja não precisa de um espetáculo de qualidade, mas de manifestar-se publicamente para edificação recíproca. Pois o resultado de não se fazer isso é os próprios líderes ficarem reclamando e dizendo; Ninguém sabe fazer nada ou então; a conhecidíssima frase : o povo não quer mais trabalhar na Obra de Deus. Ora ,meus irmãos sejam mais coerentes; pois se vocês não sabem, ainda tem gente que pensa nas igrejas.
Agora para fazer o fechamento , as consequências de tudo isso se reflete claramente no povo da Igreja , onde o relativismo e o pragmatismo tomou conta da nave da Igreja . As pessoas vão para a Igreja mas a maior parte não tem compromisso com o evangelismo , com as visitas ou com os cultos de ensino . Cada um faz aquilo que acha certo ou aquilo que gosta , e com isso a Igreja perdeu a sua formatação original . A ética de vida que tanta autoridade traz para a Igreja, está em baixa ; é palavra corrente que fazer negócio com crentes hoje, é correr sérios riscos de tomar prejuízo. Eu algum tempo atrás fui em uma livraria evangélica e na hora do pagamento a irmãzinha que me atendeu disse : é cheque ou dinheiro? Aí eu disse : porque? Ela respondeu: porque se for cheque não aceitamos . Então eu lhe disse a guisa de brincadeira : nem se eu for pastor? Então ela me respondeu : principalmente se for pastor!!! Meus amados , a que ponto chegamos , será que não está na hora de fazermos uma séria reflexão e deixar de fingir que atingimos um ponto mui perigoso?
Por outro lado apesar de haver tantos recursos para o aprendizado nos dias de hoje nunca se viu tanta ignorância nos pontos mais elementares da fé , as pessoas não sabem discernir a mão esquerda da direita, teológicamente falando. Isso é uma das explicações do porque, tantas pessoas são arrastadas por qualquer vento de doutrina, que aparece; só que eu conheço na minha congregação, tem três irmãos , que a despeito de serem batizados com o Espírito Santo foram cooptados pelo judaísmo, e viraram judeus de carteirinha. O que aconteceu? Aconteceu que apesar do aparente poder nas suas vidas, eram teológicamente despreparados, e biblicamente fracos, e isso acontece porque o ensino é muito fraco, e sem conteúdo exegético, correto, e sem aplicação doutrinária clara. Encontrei outro dia um irmão muito crente , daqueles antigos canela de fogo , quando lhe perguntei como estava , ele muito sorridente me disse : muito bem irmão, porém quando lhe perguntei e na fé? Ele então me respondeu : eu estou na Congregação Cristã do Brasil. Então eu lhe disse : mas o irmão se rebatizou? Então ele me respondeu: Ah, irmão eles me mostraram umas coisinhas na Bíblia e eu vi que não tinha problema algum em me rebatizar!!! Vejam os irmãos a que situação chegamos, e os pastores continuam dizendo : Está tudo bem não tem nenhum problema ,não seja alarmista . Amados , sejamos sinceros, isto não é para se chorar de tristeza?
Uma Palavra Aos Líderes
Amado irmão ,se é que me permite chamá-lo assim: independentemente se você é , bispo apóstolo ,missionário, presbítero , diácono, ancião, pastor , pastor presidente, patriarca, pai apóstolo ou qualquer outro título que eu não conheça . Se você estiver fazendo a Obra de Deus com sinceridade sem incorrer nos pecados expostos aqui neste estudo , continue assim e procure melhorar, seja mais fiel ainda, não meça esforços pela causa do Mestre Jesus Cristo, e o seu trabalho certamente, tem grande e avultado galardão. Porém se você estiver listado nessa situação aqui explícita , se arrependa enquanto há tempo saia desse caminho mortal , não se deixe levar pelo brilho do poder efêmero desse mundo , pois irás se transpassar com muitas dores ,não arrisques a sua alma imortal pelo gosto do pecado, por alguns momentos de prazer nessa vida , cuidado com o que fazes com teus subordinados e companheiros de jornada , ou, o que deixas de fazer, pois Jesus Cristo derramou o seu sangue por eles. Quando chegar a hora de prestares conta ao Todo Poderoso não poderás escurecer o conselho com palavras , pois Ele te conhece mais do que você mesmo.
Com Amor Em Cristo Veredarius
Bibliografia
( ¹ ) História Das Assembléias de
Deus no Brasil
CPAD – 2ª edição – 1982
Pág. 146-147
( ² ) idem
Pág. 280
( ³ ) idem
Pág. 313
Nenhum comentário:
Postar um comentário