domingo, 23 de março de 2014

Como Ouvirão Se Não Há Quem Pregue???

Como  Ouvirão  Se  Não  Há Quem Pregue???
A única maneira de judeus e gentios incrédulos serem salvos , é invocando  o nome do Senhor . antes porém de invocarem o seu nome é preciso que creiam. Isto significa crer que Jesus Cristo de Nazaré é, verdadeiramente , o Filho de Deus e o Messias de Israel. Também significa crer na sua morte e ressurreição ( Rom. 10.9,10 ). Mas a fim de crer , deveriam ouvir a Palavra, pois é Ela que produz fé no coração do que ouve ( Rom. 10.17 ). O apóstolo tinha uma compreensão clara desse assunto ,pois ele aplica a citação de Romanos 10.15 ao presente : os mensageiros do Evangelho levam as Boas Novas a Israel hoje.  Algumas versões da Bíblia referem-se à proclamação do “ Evangelho da Paz”. Essa “Paz” é a “Paz” com Deus ( Rom. 5.1 ) e a Paz que Cristo trouxe entre judeus e gentios ao formar um só corpo , a Igreja ( Ef. 2. 13-17 ).  A solução para a rejeição de Israel é ouvir a Palavra do Evangelho e crer em Jesus Cristo.

A próxima citação de Paulo é Isaías 53.1 comprovando que nem todo Israel obedeceria à Palavra de Deus . Esse versículo é a introdução a uma das passagens messiânicas mais magníficas do Antigo Testamento. Tradicionalmente , os estudiosos judeus aplicavam Isaías 53 à nação de Israel, não ao Messias sofredor levando sobre si os pecados do povo (  ver Atos 8. 26-40 ). No tempo de Isaías o povo não creu na Palavra de Deus e continua se recusando a crer até hoje. João 12. 37-41 cita Isaías 53.1 para explicar porque a nação viu os milagres de Cristo e, ainda assim, se recusou a crer. Pelo fato de não terem crido , haviam sofrido o julgamento e não eram mais  capazes de crer. Convém observar que crer em Cristo não é apenas uma questão de acreditar, mas também de obedecer. Não crer em Cristo é desobedecer a Deus . “Agora, porém, [ Deus ] notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam ( At. 17.30 ). Romanos 6.17 também equipara “crer” a “obedecer”. A verdadeira fé deve  influenciar a volição e resultar em uma vida transformada.

terça-feira, 4 de março de 2014

Creio em um só Deus eternamente subsistente em três pessoas : O Pai , o Filho e o Espírito Santo.”

A Paz do Senhor
Prezados irmãos, no espaço “Estudos” nós iniciaremos uma série de estudos bíblicos, para melhor compreensão dos Artigos de Fé. Este é o segundo da série de dezenove estudos programados.

Introdução

Deus é um ser de tal magnitude , que ninguém pode no passado , ou no presente e nunca poderá no futuro , desvendá-Lo ,compreendê-Lo ,entendê-Lo ou descrevê-Lo como se o Mesmo fosse parte das coisas criadas. Quando um homem se sente no direito e com a capacidade de explicar a Divindade , já demonstra a sua ignorância sobre o tema. Em todas as épocas que isso foi tentado apareceram heresias, demonstrando a total incapacidade do homem em tentar compreender a Divindade, e não aceitar pela fé , conforme revelado nas Escrituras; e seguir as orientações do Espírito Santo.
 Pois o primeiro cuidado que devemos ter em mente é que, a nossa mente, a nossa lógica e os nossos pensamentos são finitos , e Deus é por definição infinito; são conceitos excludentes . dentro dessa realidade temos que nos submeter à uma lógica espiritual , cujas premissas nem sempre são coincidentes com a lógica humana, filosófica ou em alguns casos até mesmo com a lógica teológica.

Um Clamor Se Levanta Da Terra

Quando Jesus Cristo manifestou a revelação da sua Igreja em Mat. 16.18 , ele fez um trocadilho de palavras quando Ele disse: Tu és Pedro (no grego a palavra, Pedro quer dizer : pedrinha ) , ``E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja´´ ( no grego a palavra , pedra, quer dizer, rocha, pedra grande ), então Ele estava nos dizendo que a Igreja seria edificada sobre Ele. E como tal Ela seria indestrutível, pois as portas do próprio inferno não prevaleceriam contra Ela, isto significa que Jesus está na sua Igreja e com a sua Igreja , este é o motivo pelo qual 2000 anos de perseguição e oposição não destruíram a mesma.

... JESUS, que se chama o Cristo - ( Mateus 1.16 )

Adeptos  Do  Nome  Yehoshua  ( e suas variantes )


 Afirmam que o nome Jesus é de origem pagã e significa “deus-cavalo” , ye = “deus” + Sus = “cavalo”.  Comparam o nome Jesus com Esus – deus mitológico dos celtas, que aparece segurando serpentes com cabeça de carneiro.  Concluíndo, precipitadamente , que os cristãos adoram a serpente , ao invés do Cordeiro de Deus.  Dizem, ainda, que foi Jerônimo quem criou o nome Jesus e que o Senhor Jesus seria o portador do misterioso número 666.

Resposta  Apologética:


A Igreja Está Muito Boa... Mas Não Está Bem...

Quando Jesus Cristo ascendeu aos céus , deixou um pequeno grupo de discípulos para iniciar o árduo trabalho de implantar a Igreja aqui na terra através da pregação do Evangelho. Sem recursos e sem organização; mas enviou-lhes o Espírito Santo como Orientador ,Guia e Consolador nas grandes dificuldades que essa obra traria. Arrostando as maiores dificuldades e sofrimentos os discípulos saíram pelo mundo levando a Mensagem de Salvação. E através dos séculos essa obra foi avançando pelas nações com muito sofrimento e sangue derramado chegando finalmente ao nosso tempo . Hoje a Igreja tornou-se popular em todos países livres ainda que existam muitas resistências nos países formados por ditaduras de direita ou de esquerda , islâmicos , hinduístas, budistas, etc. , mas aqui no Brasil , a dificuldade inicial no começo do século 20 , onde o catolicismo tentou parar a Igreja com muitas perseguições principalmente no Nordeste , em Minas Gerais ,manipulando o povo e direcionando o mesmo contra os evangélicos , onde igrejas foram apedrejadas , crentes apanhavam se tivessem a coragem de andar com a Bíblia nas mãos e pessoas que se convertiam eram expulsas de suas famílias completamente deserdadas e isso com a anuência e orientação dos seus líderes religiosos os padres e os bispos católicos.

Alerta aos pastores e dirigentes de igreja

Nos últimos anos tem sido frequentes os casos de pessoas que aparecem nas igrejas Dizendo-se missionários, pregadorescantores e profetas ; que chegam nos cultos, participam do mesmo e então pedem para falar com o pastor e via de regra,contam uma história que estão fazendo a Obra de Deus e pedem um lugar para dormir Contando com a boa vontade e simplicidade do povo evangélico, alguns desses, tem trazido prejuízos e sofrimentos para as igrejas.

Bons Costumes? Porque??

Quando as igrejas pentecostais entraram no Brasil no começo do século vinte a sociedade de então, era extremamente conservadora, por isso a Igreja precisava ser mais conservadora ainda. Pois em um País em que um catolicismo supersticioso e eivado de preconceitos reinava Acima do bem e do mal , instilando o ódio contra qualquer tipo de manifestação religiosa , mas principalmente contra os evangélicos , pois os mesmos eram de índole pacífica e não revidavam as agressões ( Que foram muitas ; com templos apedrejados ,crentes agredidos ,caluniados , etc. A história é fartamente documentada , não é necessário detalhar.) então facilmente qualquer boato poderia ser propagado contra os mesmos , a única saída era ter uma vida acima de qualquer suspeita sendo um exemplo dentro da sociedade da época, em toda forma de viver , e isto incluía assumir todos os bons costumes sociais da época que não contrariassem a revelação bíblica.

Ignorância ou sacrilégio?


De vez em quando eu gosto de ir à uma reciclagem para procurar livros velhos e antigos , vez por outra tenho me dado muito bem, achando coisas preciosas e de muito valor, outro dia fui até ali e achei uma Bíblia de uma versão que eu não tinha ainda; como eu gosto de usar as versões modernas para compará-las com as antigas,  imediatamente resolvi adquirí-la .  

 O que ocorre é que a mesma estava em um estado lastimável de conservação, não porque estivesse muito puída , pois era uma versão nova e além disso parecia que a pessoa pouco a lia , pois suas páginas estavam bem conservadas , porém as contra capas e as páginas em branco foram utilizadas para escrever mensagens de amor entre namorada e namorado ,sendo que uma tinha até um certo caráter erótico. Isso me deixou muito perturbado pelo fato de concluir que isso se devia à uma tremenda ignorância da pessoa que a possuiu demonstrando com isso que nunca foi ensinado à respeito do que significa reverência e da gravidade  de se cometer sacrilégio.

O Norte Vazio

Ora se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. Mt 15.14
No mundo secular, em tempos passados aqueles que tinham o dom natural para a liderança eram seguidos e ouvidos e as demais pessoas os respeitavam com uma veneração quase supersticiosa . O líder tinha a capacidade de indicar e direcionar a sociedade na direção correta em tempos de grandes crises , e , a despeito das dificuldades do momento não esmoreciam mas sempre tinham uma palavra de ânimo para os seus seguidores, eram pioneiros avançavam para a frente com uma determinação assemelhada a irracionalidade. Quando ninguém mais acreditava, eles mantinham um objetivo só: `` vencer ou vencer.´´

A história nos deixou muitos exemplos: Ghandi na Índia ; que enfrentou o império britânico o qual era poderosíssimo no início do século vinte e conseguiu vencê-lo com a sua determinação pacifista. Outro líder extraordinário que faleceu a poucos dias foi Mandela o qual , enfrentou o governo racista e cruel da África Do Sul , com muito sacrifício e sofrimento pois o mesmo passou mais de um terço da sua vida preso nas masmorras desse governo terrível , sob grande sofrimento. Finalmente venceu saindo da prisão para governar a África Do Sul, para a  admiração do mundo inteiro .

A Realidade Do Natal

A paganização do natal tem nublado a mensagem do Natal bíblico. A Escritura revela que Jesus é o Redentor do mundo. Sem Ele estaríamos perdidos para sempre, destinados a passar a eternidade nas chamas do inferno, onde o fogo nunca se apaga e o verme nunca morre.

O Propósito Real Do Natal

A saída para a celebração bíblica do natal esta em centralizá-lo na missão redentiva de Jesus.A qual está resumida nos seguintes princípios:

1)    Cumprir perfeitamente a Lei  (Rm 7.14-25)

2)    Revelar a Deus e Sua salvação aos homens (Mt 11.27; Jo 1.18 ;14 11-18; 1Cor 2.9)

3)    Derrotar definitivamente a Satanás ( Hb 2. 14-15; Jo. 12. 31; 14.30 ; 16.31)

4)    Suportar o peso da culpa do pecadode seu povo para salvá-lo ( Is. 51. 1-12; Mt. 27.46; Gl. 3. 10-13)

5)    Constituir-se no caminho para Deus ( Jo. 14.6)

6)    Apresentar-se como sacrifício perfeito  ( Hb. 7.3, 24-28; 9. 24-25 )

Tudo isso foi feito para desencaminhar o homem do inferno com o seu maravilhoso amor,  nos redirecionando para o céu. Para lá não há curvas , atalhos,lombadas,nem setas alternativas. Só há o caminho nivelado pela verdade , coberto pelo sangue, pavimentado pela graça, ornamentado pela misericórdia e sinalizado pela sua bendita e santa Palavra. Este é o caminho da salvação, Jesus de Nazaré, o Filho do Deus Vivo, que se fez homem e habitou entre nós para que habitemos com Ele pelos séculos dos séculos  (Jo. 14. 6)

O Significado semântico do Natal

Não Há Salvação sem Senhorio

Nunca devemos subestimar a Capacidade dos  seres  humanos  para meter-se em confusão. Parece que a humanidade tem um imperativo gênio para torcer a verdade até que ela deixa de ser verdade e se torna falsidade completa. Dando-se ênfase demais a um ponto e de menos a outro, todo o esquema da verdade pode ser tão modificado que resulta numa conceituação completamente falsa, sem que o percebamos. Este fato se impôs a minha mente há pouco tempo, quando tornei a ouvir  a desacreditada doutrina de um Cristo dividido, doutrina tão amplamente generalizada há poucos anos e ainda  Aceita em muitos círculos religiososEssa doutrina corre mais ou menos assim; Cristo é Salvador e Senhor. O pecador pode ser salvo aceitando-o como Salvador, sem render-se a Ele como Senhor. A sequela prática dessa doutrina é que o evangelista apresenta, e o interessado aceita, um Cristo dividido. Todos nós temos ouvido o lacrimoso apelo feito a pessoas já salvas  para aceitar a Cristo como Senhor e assim adentrarem a vida vitoriosa. Quase todo o ensino sobre a vida mais profunda baseia-se nessa falácia, mas porque contém um germe da verdade, sua validez não é questionada. De qualquer forma, é extremamente simples e bastante popular e, em acréscimo a esses pontos que o tornam vendável, vem quase pré-fabricado para o orador e para o ouvinte, e não exige pensamento nem de um e nem de outro. Assim, os sermões que incorporam essa heresia são pregados livremente, livros são escritos e cânticos são compostos, todos dizendo a mesma coisa; e todos dizendo a coisa errada, exceto, como já disse, por um frágil germe da verdade inerte no fundo.

O Terror Do Senhor

Uma verdade plenamente ensinada nas Escrituras e verificada na experiência por incontável número de santos homens e mulheres através dos séculos poder-se-ia condensar assim num axioma religioso: Ninguém que primeiro não tenha conhecido o temor de Deus pode conhecer A verdadeira graça de Deus. O primeiro anúncio da intenção redentora de Deus para com a humanidade foi feito a um homem e uma mulher escondidos com medo mortal da presença do Senhor. A Lei de Deus foi dada a um homem que tremia de terror em meio a fogo e fumaça e que estremecia à voz do trovão e ao som da trombeta divina. Quando a língua de Zacarias foi Solta pela misteriosa operação de Deus, ``todos os seus vizinhos ficaram possuídos de temor´´. Mesmo a famosa proclamação ``paz na terra , boa vontade para com os homens´´   (Almeida Revista e Corrigida) , foi dada a pastores `` tomados de grande temor ´´em razão da repentina e dominadora presença das hostes celestiais. Temos apenas que ler as Escrituras com os olhos abertos para podermos ver esta verdade seguindo como um forte cabo do Gênesis ao Apocalipse. A presença do divino sempre trouxe medo aos corações dos pecadoresSempre havia em torno de qualquer manifestação de Deus alguma coisa que atemorizava os expectadores, que os intimidava e apavoravaque os atingia com um terror fora do natural.

``Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas, que nós não compreendemos.´´ Jó 37.5

Ele faz coisas tão grandiosas, que se não podem esquadrinhar; e tantas maravilhas, que se não podem contar.  Jó  5.9

A despeito do grande avanço da medicina no século XXI, a hipertensão tem se tornado uma verdadeira praga ceifando milhões de vidas , sem escolher idade ,sexo , classe social ou cultural. E uma das causas mais citadas dentre outras está o consumo de sal, pois o mesmo provoca um desequilíbrio osmótico no espaço extracelular , isto porque, ele atrai as moléculas de água para si. E quando isso acontece essa substância se acumula no sangue e no fluído extracelular ou  seja , fora das células . O sódio aumenta a afinidade desses fluídos com água e, o organismo tem que preservar a proporção habitual entre ela e o sal , e para manter o equilíbrio,  o corpo acaba retendo mais água e essa absorção faz aumentar a quantidade de sangue circulando nos vasos e isso eleva a pressão arterial da pessoa.