domingo, 17 de agosto de 2014

A Igreja Verdadeira



 A Igreja Verdadeira
 
A Igreja não é um prédio ou uma denominação, mas o conjunto de pessoas que ao crer em Jesus Cristo e aceitá-lo, arrependendo-se dos seus pecados, tiveram os seus nomes escritos no livro da vida: “...cujos nomes estão no livro da vida.” Fil. 4: 3.   “ E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” Apoc. 21:27.  Jesus Cristo disse em Mateus 16:18: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”  A igreja é de Deus e não dos homens,como está escrito em Atos 20:28  “Olhai, pois, por vós, e por todo rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que Ele resgatou com o Seu próprio sangue.”

1.    Qual é o ponto que define a centralidade da igreja?
É onde o evangelho é pregado corretamente, ou seja como diz as Escrituras; o evangelho cristocêntrico. Como está escrito em, I Coríntios 2:1-2,  “E EU,irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidades de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo , e este crucificado.”
 
2.    Qual a importância que é dada a adoração?

Quando uma igreja se desvia da verdade a sua tendência é se focar no ser humano e não em Deus. O sermão e a mensagem nunca é exaltando a Deus mas só enfatizam: Prosperidade, cura, casamento, bem estar, alegria, carro, casa, etc. Sempre visam usar a Deus para atender as pessoas, como está em Fil. 3:19  “Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.”  Então a importância da adoração, é conforme está escrito em João 4:23-24 , “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”

3.    A Edificação Espiritual dos Crentes
A igreja tem a obrigação de alimentar espiritualmente os crentes que lá congregam, como está escrito em II Timóteo 4:1-2 : “CONJURO-TE, pois diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na Sua vinda e no Seu reino. Que pregues a palavra, instes a tempo e a fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.”  Levando-os a maturidade espiritual, como está escrito em Efésios 4:13, “Até que todos cheguemos a unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, a medida da  estatura completa de Cristo.”  O alvo dessa igreja é que o novo convertido, cresça, amadureça e seja fortalecido no poder do Espírito Santo.Para que Jesus Cristo possa se manifestar através dele, para a glória de Deus.  “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro , pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência. E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro pelo mesmo Espírito, os dons de curar. E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia, e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.”  I coríntios 12: 7-11. Os dons são para o aperfeiçoamento dos santos.

4.    A igreja precisa exercitar o amor e a misericórdia no mundo : “ O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” Romanos 12:9-10;   “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhe derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?” Tiago 2:14-16.    “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos não amemos de palavra nem de língua, mas por obra e em verdade.” I João 3: 17-18.   Por falta desse amor “ ágape” que é o amor sacrificial , que se importa com os outros é que as igrejas estão parecendo mais uma rodoviária , do que uma igreja, tal o entra e sai de gente, onde as pessoas não tem mais amor nem compromisso e muito mais vínculos com a congregação local. Onde os seus pastores ( ou líderes?), não mais cuidam do povo , não os conhecem, não os orientam e desenvolveram um tipo de complexo que os levam a desconfiar do povo , vendo fantasmas e conspirações em tudo ficando sempre na defensiva e prontos para revidar agressivamente contra qualquer coisa que se lhes pareça uma ameaça.

5.    Qual é o interêsse dessa igreja na evangelização? Como esta igreja evangeliza?  “Somente deveis portai-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.” Filipenses 1:27.

6.    Qual é a doutrina e qual é a ênfase quando a Palavra é pregada. Hoje fala-se pouco da Bíblia mas se fica mandando as pessoas ficarem repetindo chavões, fazendo-se afirmações de fé e atendo-se a experiencialismos ,( que é tudo subjetivo).  Quando não estão contando histórias para a igreja com conclusões simplistas e muito emocionalismo para preencher a falta de conteúdo bíblico e unção.

7.    Como esta igreja celebra as duas ordenanças que Jesus deixou: A Ceia Memorial e o Batismo nas águas?

8.    Como é o legalismo?   “ Mas ai de vós, escribas e fariseus , hipócritas! Pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.” Mateus 23:13.   E a cobrança é na marra?  “Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles porém, nem com seu dedo querem movê-los.” Mateus 23:4.   Vive-se na carne ou no Espírito? “ Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito , e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” Gálatas 5:16-17.

9.    Como está o louvor? Virou show ou é adoração? “ Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei a melodia das tuas violas.” Amós 5:23.

10. Qual a ênfase que se dá a oração? Hoje o que se faz é dar ordens a Deus, determinar, reivindicar ou decretar, pouco se vê o interêsse em clamar ,rogar , agradecer e interceder.

11. Qual o testemunho dos obreiros? Qual o testemunho dos seus líderes? Qual a reputação da igreja na sociedade local?  “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.” Mateus 5:13.

12. Se a igreja tem as chaves do reino de Deus, ela tem que tornar acessível e não difícil às pessoas entrarem no mesmo. A mensagem tem que ser lúcida, clara e nítida.



Com Amor Em Cristo,   Veredarius.




Nenhum comentário:

Postar um comentário