quinta-feira, 15 de maio de 2014

A Impiedade No Lugar Sagrado


“Portanto, como eu vivo, diz o Senhor Deus, certamente, porquanto profanaste o meu santuário com todas as tuas coisas detestáveis, e com todas as tuas abominações,, também eu te diminuirei e o meu olho não te perdoará, nem também terei piedade de ti” (Ez. 5.11 ). 
O ambiente do templo é sagrado, ainda que a Igreja não seja o templo de pedra, porém o templo é um espaço geográfico escolhido por Deus e consagrado onde o povo ( Igreja ) se reúne para adorar e cultuar a Deus. O lugar de culto é sagrado, isto é , deve ser respeitado, pois é onde Deus se manifesta em meio ao seu povo. Onde Ele é reverenciado, adorado e honrado, pois O Mesmo, é digno de honra , glória e adoração , que são exercidas pelo seu povo aqui na terra. O cristão deve entrar humilde e amorosamente na intimidade do átrio divino, onde o Todo Poderoso é adorado, o senso de respeito e temor deve ser o guia desse lugar , pois quando não se tem uma postura digna em um ambiente tão sagrado, corre-se o risco de incorrer no desagrado da divindade, com todas as consequências que isso acarreta. Por isto a Bíblia aconselha: “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.” ( Ec. 5.1 ). Então existem muitas coisas que podem escurecer o brilho sagrado deste lugar, ou seja , atitudes descuidadas ou irreverentes , sejam elas fruto da maldade ou da ignorância isto não importa.


Mas nesse artigo vou falar de uma coisa que tem me incomodado muito ultimamente. Antigamente, dentro do templo as pessoas eram separados por sexo, ou seja , as mulheres sentavam-se de um lado e os homens de outro. Quando havia casais com filhos pequenos então era liberado que os mesmos sentar-se-iam juntos para poderem cuidar dos mesmos, e tanto podia ser do lado dos homens como do lado das mulheres. Também, no caso de pai ou mãe idosos os filhos ou filhas também podiam fazer isso. Em qualquer outro caso , deveria ser respeitada a regra geral , ou seja , a separação. Porém, com o tempo isso foi mudando, pois de acordo com as lideranças mais novas isso era considerado uma coisa retrógrada, então esse costume foi caindo em desuso, principalmente nas “Assembléias de Deus”, ainda que isso continue em muitas igrejas , notadamente pentecostais. Mas com a liberação desse novo costume e sem a orientação dos pastores isso desandou numa terrível situação dentro das igrejas, e esta situação se divide em dois casos principais: 

O primeiro é o caso em que o comprimento das saias e vestidos das irmãs encurtaram muito nesses tempos de extremo liberalismo . então quando um irmão chega no templo ele precisa orar, então passa pelo constrangimento de se ajoelhar na frente de uma irmã, que normalmente está sentada, e por mais que a pessoa seja natural e educado, é sempre constrangedor tanto para ele como para ela.

O segundo caso, é que nem todo mundo no templo é convertido e consciente e quando um casal nessas condições fica junto, é uma verdadeira vergonha para a Igreja o comportamento dos mesmos dentro do recinto sagrado. E isto se aplica tanto aos solteiros quanto aos casados.Tenho visto situações , mesmo durante as pregações em que os mesmos ficam se abraçando e se acariciando tranquilamente durante o culto, isto na frente dos pastores que fingem não ver nada ou estão de tal forma alienados e distraídos que não percebem a gravidade da situação. Quantas vezes tenho saído do culto indignado por tais comportamentos dentro do recinto sagrado, tenho também ouvido queixas de irmãos sobre o mesmo problema. Agora por que isto está acontecendo? Está acontecendo porque os pastores que foram levantados para zelar pela santidade das coisas sagradas incluindo o recinto sagrado,descuidaram-se disso. Sem autoridade diante dos ímpios que estão nas igrejas, perderam a coragem e o zelo, por isso tornaram-se culpados dessa profanação dentro dos templos e serão responsabilizados por Deus por tudo isso. Esse é o motivo pelo qual Deus tem levantado pessoas como eu , sem nenhum título, para repreender e censurar homens em posições tão altas e isso para vergonha dos mesmos que tem falhado em zelar pela santidade doSenhor e permitir que ímpios afrontem o Senhor dos Exércitos dentro do seu templo? Será que Deus coloca homens frouxos como pastores, que sequer tem coragem para repreender os transgressores ? Que não tem capacidade para orientar as pessoas como se comportar dentro do santo recinto? Deixando-as a mercê das suas ignorâncias a serem amaldiçoadas dentro do santuário por falta de admoestação? Que tipo de homem é você meu caro irmão? Será que é daqueles que só gosta de ser elogiado e não atenta para uma palavra de advertência? Cuidado , como te ocupas das coisas do Altíssimo, pois quem sabe da próxima vez ,em lugar de seres repreendido por mim , poderás ser diretamente por Ele.Arrepende-te pois e seja zeloso para com o culto do Senhor, e procura apresentar-te aprovado diante Dele, pois se eu que sou falho e ignorante , me sinto indignado com estas coisas, imagine o próprio Deus perfeito e santo.


Com Amor Em Cristo      Veredarius

Nenhum comentário:

Postar um comentário