segunda-feira, 21 de abril de 2014

A Perfeita Vontade De Deus, Conforme A Revelação Bíblica

A  Perfeita  Vontade  De  Deus, Conforme A Revelação Bíblica

Quando o Senhor deseja fazer uma coisa, primeiro ele coloca o seu pensamento em nós, mediante o Espírito Santo. Somente depois de tornarmos esse pensamento em oração, Ele o executa. Tal é o procedimento da operação divina; Deus não operará nada de outra forma. Por isso, está escrito: “ Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundoa sua boa vontade” ( Fil. 2.13 ) e também “ Ora , o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas. Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante Ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo sempre. Amém.” ( Hb.13.20,21 ). Deus precisa ( no sentido de que Ele quer e deseja e não de que é necessitado da mesma. ) da cooperação dos homens. Ele precisa de uma vontade que seja una com a Sua; que lhe seja favorável. Se Deus fizer tudo sem envolver a nós, então não há absolutamente nenhuma necessidade de nós estarmos aqui na terra, nem precisamos conhecer a vontade Dele. Mas toda vontade de Deus deve ser feita por nós, pois Ele pede que nossa vontade seja uma com a Sua. 

Portanto, o primeiro passo para fazermos a vontade de Deus é que expressemos sua vontade em oração. A vontade de Deus é expressa mediante nossa oração. Oxalá percebamos que a oração é um trabalho. Não há obra mais importante do que a oração porque esta realiza e também expressa a vontade de Deus. Donde se depreende que toda oração que procede da vontade do ego é inútil. As orações de acordo com a vontade de Deus originam-se em Deus, são-nos reveladas pelo Espírito Santo, e voltam para Deus quando oramos. Toda oração de acordo com a vontade de Deus deve originar-se na vontade Dele: os homens meramente reagem a essa vontade e a transmitem. Tudo que começa conosco são orações sem valor espiritual. Ao lermos a história da Igreja Cristã, notamos que todo grande reavivamento é resultado de oração. Isto nos mostra como a oração inclina o Senhor a fazer o que deseja. Não podemos pedir-lhe que faça o que não deseja, embora certamente possamos atrasar o que Ele deseja fazer. Deus é absoluto ; portanto, não podemos mudá-lo, nem podemos forçá-lo a fazer o que não deseja. Ainda assim quando somos chamados para ser canais da sua vontade, podemos sem dúvida bloquear a obra de Deus , se não cooperarmos com Ele.


Por isso nossa oração nunca deve ser no sentido de pedir que o Senhor faça o que não deseja ou tentar mudar Sua vontade. É simplesmente orar segundo a sua vontade, dessa forma inclinando-o a fazer o que deseja. No caso de implorarmos com a expectação de forçá-lo a fazer o que não tem intenção de fazer, estamos desperdiçando nosso esforço, pois nossa oração não tem valor algum. Se Deus não deseja agir , quem pode fazê-lo agir? Só podemos fazer uma coisa, isto é, podemos orar segundo o desejo de Deus. Então Ele realizará Sua obra porque somos um com Ele. Tome como exemplo a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecoste. Centenas de anos antes do dia de Pentecoste, no tempo de Joel, Deus já havia mencionado essa vinda. Mas o Espírito Santo somente desceu depois de muitos discípulos terem-se reunidos e orado. Embora o advento do Espírito tivesse muito tempo atrás sido determinado por Deus, não aconteceu até que seu povo orou. O Senhor é capaz de fazer muitas coisas; ainda assim Ele gosta de fazê-las depois que os homens tenham orado. Ele espera nossa concordância. Ele já está pronto e disposto, mas quer que também estejamos. Muitas são as coisas que Ele decidiu fazer, e ainda assim espera, porque ainda não lhe expressamos o nosso acordo.


Que possamos ver que embora não tenhamos o poder de forçar Deus a fazer o que Ele não deseja, entretanto podemos pedir-Lhe que faça o que deseja. Frequentemente perdemos bênçãos espirituais porque falhamos em expressar a vontade de Deus em oração. Quão excelente será se alguém se devotar exclusivamente ao trabalho da oração. Deus espera que pessoas tais operem com Ele a fim de incliná-lo a terminar Sua obra. Alguns crentes podem perguntar por que o Senhor não salva mais pecadores, por que não faz com que cada crente triunfe. Sinceramente creio que Ele faria tais coisas se Seu povo tão-somente orasse. Ele está disposto operar, mas primeiro deseja obter um povo que trabalhe com Ele. Sempre que o povo começa a trabalhar com Ele, Ele imediatamente age. Em todas as obras espirituais, o Senhor está sempre esperando uma expressão do desejo de Seus filhos. Nós , portanto, devemos declarar nossa cooperação com Ele. Deus espera para nos abençoar. A pergunta é: Oraremos? Os que não conhecem a Deus podem retorquir dessa forma: Se Deus deseja fazer algo, porque simplesmente não faz,por que deseja Ele que os homens orem? Não sabe Ele de tudo? Tanta oração não incomodará a Deus? Tenhamos em mente, entretanto que nós, seres humanos,renascidos espiritualmente, temos poder para escolher ou não. Da mesma forma que o Senhor não pode negar a Sua própria vontade Ele também não deseja forçar-nos. 


Ele espera que apresentemos Sua vontade em oração. Ainda assim não quer Ele que Sua vontade seja feita na terra como é no céu? Então por que não vai em frente e a realiza? Por que o Senhor pede a seus discípulos que orem: “ Pai nosso que estais nos céus, ... faça-se a Tua vontade assim na terra como no céu”? Se Ele deseja que Seu Reino venha, por que não vem automaticamente? Por que devem os discípulos orar: “Venha o Teu Reino”?  Por que, se indubitavelmente Deus deseja que Seu nome seja santificado por todos, Ele não O faz sozinho em vez de exigir que Seus discípulos orem: “Santificado seja o Seu nome”? A razão de tudo isso não é outra senão o fato de que Deus não deseja fazer nada independentemente ; porque escolheu ter a cooperação dos homens. Ele tem o poder, mas quer que nossas orações coloquem os trilhos para que o trem de Sua vontade possa correr. Quanto mais trilhos colocarmos, tanto mais abundantes serão as obras de Deus. Nossas orações, portanto, devem servir o propósito de lançar uma enorme rede espiritual de linhas. Quanto mais, melhor.


Palavras  finais

Como devemos colocar trilhos para a vontade de Deus? Resposta: “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito” ( Ef. 3.18 ). Eu creio nisso verdadeiramente, por isso quando lançei esse Blog de evangelismo e doutrina, tinha em vista que isto era a vontade de Deus, pois uma das últimas orientações de Jesus antes da sua ascensão ao céu está registrada em Mateus 28. 19a : “Portanto, ide, ensinai todas as nações...”. Deus quer que todos os homens venham ao conhecimento da verdade, então o anseio Dele é que os homens aprendam a Sua Palavra, e tudo que fizermos nesse sentido é pouco para que a vontade de Deus seja cumprida. Infelizmente estando na Igreja à muitos anos nunca consegui falar a Palavra com liberdade, pois a maior parte dos seus líderes não querem ouvir “ todo conselho de Deus”, nos púlpitos modernos só se aprecia as pregações diluídas com o humanismo o misticismo sem faltar o emocionalismo exacerbado, com gritos pulos ,choros e até, em alguns casos , a mistificação dos dons espirituais. Porém, a falta de conteúdo é gritante , o povo tem fome da verdadeira pregação . Como sempre estive na nave da Igreja junto com o povo mais simples , pude e posso ouvir as queixas dos irmãos ,à boca pequena, pois tem-em medo dos seus líderes, quanto as suas necessidades, não correspondidas, e depois de algum tempo desanimam, e vão procurar outros lugares.  Enquanto isso os líderes vivem com óculos cor de rosa e não percebem a situação real da Igreja, como não ouvem ninguém, há não ser que seja para serem elogiados, a situação de fato, é praticamente sem solução. No tempo em que eu ainda tinha alguma oportunidade para pregar, fui muito censurado por dizer essas mesmas coisas ,que digo hoje nesse púlpito que é o meu Blog , onde a minha consciência é meu único censor diante de Deus e do tribunal da Sua Palavra. Nesse sentido eu creio que é a vontade de Deus ,  orar por todas as almas sinceras e famintas da Palavra que acessar esse Blog, compartilhá-lo, divulgá-lo e usar a inteligência espiritual que recebeu do Deus Altíssimo, para meditar e refletir nesses ensinamentos gloriosos da revelação bíblica. Pois esse ministério é de todos nós, e eu humildemente compartilho com todos os meus leitores e seguidores e continuarei orando por todos vocês, para que o Senhor os abençoe poderosamente não só hoje , mas para todo sempre.

Com Amor Em Cristo    Veredarius



Bibliografia
Esse estudo foi baseado em
Alguns excertos do livro “Oremos “
T.S. (Watchman) Nee
Editora Vida – edição 1980
Pág. 38-43

Nenhum comentário:

Postar um comentário